Imagem capa - VESTIDO DE CASAMENTO PERFEITO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER por Igor Margato e Marcela Rosa
Dicas de CasamentoNoivaVestidoFotografia

VESTIDO DE CASAMENTO PERFEITO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Com mais de sete anos de experiência como fotógrafos de casamentos, já percebemos que diversos problemas podem acontecer num casamento. Mas uma noiva que está se sentindo bem com ela mesmo, linda dentro do seu vestido de casamento... essa noiva é inabalável!


Sabendo disso, aproveitamos um bate-papo que tivemos com Olívia Aragão, estilista do Espaço Olívia Aragão, pra trazer algumas dicas para não errar na hora de fazer o vestido perfeito para o seu casamento. Tudo que você vai ler abaixo foi dito pela própria Olívia, opinião de quem faz isso todos os dias e, com certeza, vai te ajudar na escolha do seu vestido de casamento.


1. SE SENTIR BEM


A pessoa tem que olhar o álbum de casamento dela daqui há 20 anos e pensar: nossa, eu casaria de novo com esse vestido! Não adianta simplesmente salvar uma foto pra dizer "EU QUERO UM IGUAL A ESSE!" ou então ficar pensando o que que está na moda. Use alguma coisa que você se sinta bem. Nada de ‘tá usando isso, então eu quero’. Conhecer tendências é bem diferente disso.


O melhor elogio que eu recebo é quando as pessoas falam que o vestido estava a cara na noiva. É isso que importa!




2. SUA PERSONALIDADE VAI PASSAR PARA O VESTIDO


A gente começa a estudar pela essência da noiva. Pegamos coisas do dia a dia, mesmo que a noiva não use vestido longo na rotina, né. É romântica ou mais ousada? É uma pessoa mais despojada, descolada?




Não usar o estilo do dia a dia é até uma opção, mas não é algo que representa a noiva. É mais uma roupa para aquele dia, do que a roupa da noiva. Ideal é você se perguntar de coisas que usa, que gosta.


Assim, a mulher não casa simplesmente fantasiada de noiva, mas com um vestido que conta um pouco de quem ela é.


3. VOCÊ VAI QUERER TUDO


Às vezes eu recebo referências e ideias de noivas que já decidiram sobre o vestido. Eu falo na hora “para de ver!”. O universo de casamento é enlouquecedor e você VAI QUERER TUDO! 




Já coloca isso na cabeça e confie nas pessoas que você escolher para o seu dia.


4. COMO A HORA DO CASAMENTO INFLUENCIA?


A noite a gente pode usar algumas coisinhas que dia às vezes a gente não usaria. Porém, não quer dizer que o vestido para o dia precise ser liso. Dá sim pra carregar o vestido com rendas e bordados, mas sem ser pesado, sem perder a delicadeza e leveza.


5. MAS FAZER UM VESTIDO? E SE EU NÃO GOSTAR?


O processo é um passo a passo. Como a construção sempre é junto com a noiva, é uma coisa de cada vez decidindo juntos. Só não vai gostar no final se no meio da construção a noiva não falar que não gostou de uma coisa ou outra.




Além disso, as provas auxiliam muito. Dá pra ver pela expressão da noiva mesmo que ela não fale nada. Ou até para nós mesmos enxergarmos o que pode ser mais ainda a cara da noiva.


Fazer um vestido do zero é a única forma da noiva ter o vestido de casamento idealizado só para ela, pensando em corpo e personalidade.


6. ESCOLHENDO O SAPATO


Primeiro o conforto. Isso não significa que você deva usar um sapato feio, mas vale a pena prezar por isso porque fica muito mais bonita uma noiva com sapato mais baixo andando com a postura bacana do que ela com salto fino cheio de brilho, mas ficar igual uma pata manca.


Postura e conforto, isso sempre primeiro.


7. O VESTIDO E O CORPO


A ideia é sempre ajustar o vestido do sonho a tudo que envolve o seu casamento: corpo, estilo do casamento, personalidade, orçamento. Claro que alguns estilos cabem melhor pra cada corpo e a ideia é justamente adequar a referência para cada realidade.




Às vezes, para o mesmo tipo de corpo, saem dois vestidos diferentes, por exemplo, porque uma noiva não quer o corpo muito marcado e outra gosta muito disso. Então não tem essa de que um corpo só pode com um estilo de vestido, tem que entrar a personalidade da noiva pra chegar em uma decisão.


A questão é unir os conceitos de cada estilo de corpo e vestido com o desejo da noiva.


8. QUANDO COMEÇAR A VER O VESTIDO?


1 ANO - Começar a tirar do papel: Alivia um stress que começa a crescer e alinha as duas agendas -  de quem faz o vestido e da própria noiva que tem que ver mais um monte de coisa nesse 1 ano de véspera.


6 MESES - Prova: Ajuda na visualização da noiva, coloca ela no clima do casamento e para que a gente siga o planejamento de construção do vestido com prazos adequados para o resultado ser o esperado independentemente de mudanças.


1 MÊS - Vestido pronto: Nessa reta final, o vestido pronto já coloca a noiva no dia e super auxilia no teste de cabelo e maquiagem. (Uma dica extra aqui: tentem sempre agendar no mesmo dia essa prova com os testes de cabelo e maquiagem!)





Ter tempo de trabalho sempre ajuda em todo projeto. Nesse caso, ganhamos fôlego pra deixar o vestido de casamento do jeito que a noiva sonhou. Dá pra colocar rendas exclusivas feitas à mão que não tem como fazer de um dia pro outro, por exemplo. Então quanto mais tempo, melhor. A gente consegue ousar mais, usar materiais diferentes, brincar com as cores.


No geral, antecedência é bom porque aumenta ainda mais a possibilidade de personalização.


[DICA EXTRA] É SEU E VOCÊ FAZ O QUE QUISER


Esqueça o vestido e use sem moderação. Como não tem que devolver o vestido em nenhum lugar e ele está encaixadinho no seu corpo, SE ACABE NA FESTA! Não que a gente só pense em destruir, mas num vestido que é só seu, com certeza o seu ensaio Trash the Dress (Pós-Casamento) pode ser bem mais ousado.






 

Depois do casamento, tem gente que gosta de guardar, de carregar junto. Quem não tem esse apego, pode vender e conseguir um extra. Já tive noivas que venderam pelo mesmo valor que compraram!




E aí, o que achou? Legal demais todas essas dicas da Olívia! Deixa aqui nos comentários a parte que mais fez sentido para você.


Nós já percebemos a importância que o vestido da noiva tem para o dia e para a memória da noiva. Afinal, um vestido perfeito merece ter muitos registros lindos, desde o making of até o fim da festa, certo? E se você ainda não tem um fotógrafo de casamento para garantir tudo isso, faça contato agora com a gente e entenda tudo que faremos para você no seu casamento.







Estamos sempre produzindo conteúdo que ajudam e já ajudaram muitas noivas no planejamento do casamento. Desde dicas valiosas até novidades e diferentes pontos de vista que parecem óbvios.


Se você gostou, cadastre-se em nossa LISTA DE E-MAIL e seja a primeira a ficar sabendo quando um post novo entrar no blog. E, claro, de vez em quando rola uma ação especial só para as noivas da nossa lista ;)


ENTRE PARA NOSSA LISTA DE E-MAIL

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )