Imagem capa - 10 MAIORES ERROS NO CASAMENTO por Igor Margato e Marcela Rosa
NoivaFornecedoresDecoraçãoFotografia

10 MAIORES ERROS NO CASAMENTO

Vamos ser sinceros, né mores? Quem é que quer errar justamente no dia do casamento? E vamos ser mais sinceros ainda! Por mais que aquela história de que temos que aprender com os erros seja super verdade, num casamento e melhor a gente aprender com erros dos outros pra não errar nesse dia que provavelmente será o único casamento da sua vida, né? rsrsrsrs

Já falamos aqui dos 8 MAIORES ARREPENDIMENTOS DAS NOIVAS e hoje vamos conversar um pouquinho sobre os 10 maiores erros em um casamento! Bora se informar?





1. NÃO CONTRATAR CERIMONIAL


Alguns noivos podem não entender muito bem a importância de um bom cerimonialista e acabam achando que eleger alguém da família que gosta de festa e tem boa vontade em ajudar vai cumprir esse papel. Talvez esse seja o erro mais grave! Primeiro porque fazendo isso os noivos tiram toda a liberdade do convidado de ser convidado. Segundo porque essa pessoa provavelmente nunca exerceu esse papel - ou não exerceu de forma profissional - a ponto de pensar tudo que não é obrigação dos noivos saberem. Acho que os tópicos abaixo vão dar uma esclarecida nisso! O casamento pode virar uma bagunça e gerar estresse ou até mesmo dar várias coisas erradas (e coisas que facilmente seriam resolvidas sem nem os noivos saberem que deram errado).


2. ESCOLHER O VESTIDO DE NOIVA COM MUITA ANTECEDÊNCIA


A moda muda. As tendências mudam. Não é desculpa para se comprar o vestido em cima da hora, claaaaro! Mas não tem como não pensar naquela blusinha que achamos linda e compramos pro natal do ano que vem, mas foi chegando perto e apareceram várias outras mais lindas ainda, né? rsrsrs Vale começar a pesquisar cedo, visitar, experimentar... mas definir com calma! Enfim, se tiver que colocar em números, melhor evitar bater o martelo antes de um ano, um ano e meio, no máximo.


3. DEFINIR UMA PALETA DE CORES PARA AS MADRINHAS


Olha, esse erro pode causar uma frustração enorme no final das conta e mexe, inclusive, na satisfação da noiva em relação a decoração e as fotos! Paleta de cor é algo muito, muito amplo na qual as cores têm inúmeros tons e, acredite, as madrinhas podem surgir com tons mais diferentes ainda destoando uma das outras e ainda destoando da decoração! Não! Não fazem parte da decoração, mas se foram escolhidas como madrinhas, fazem parte sim do casamento como um todo (e estarão nas fotos compondo!!). Uma dica é, no convite de madrinha presenteá-la com o tecido para que ela faça o modelo que mais gosta em seu corpo, mas ali você já se "livra" do medo de sair geral diferente demais! Vale também colocar especificações como vestido longo, sem pedra, sem brilho, se for o caso!!


4. CONVIDAR PESSOAS PARA O CHÁ BAR/CHÁ DE PANELA QUE NÃO SERÃO CONVIDADAS PARA O CASAMENTO


Parece um erro meio óbvio, mas acredite, não é! É muito comum que a gente chame pessoas pro chá bar sem questionar se serão convidadas pro casamento. E aí? Como faz? rsrsrs




5. MESA DE BOLO E DOCES NO SOL


Se casar ao ar livre é um sonho, então pense bem nesse tópico! Uma visita para saber qual movimento do sol naquele lugar naquela época do ano para evitar que seus doces derretam, estraguem é muito importante!!! Assim como todos os cantinhos e lugares para os convidados se acomodarem, né?


6. ACREDITAR QUE NÃO PRECISA TER LUGAR PARA TODOS SE SENTAREM 


Muita gente planeja a disposição das mesas sem contar que precisará de lugar para todos os convidados sentarem, já que muitos vão transitar pelo lugar e ficar dançando. PORÉM é importante ter um lugarzinho para todos sim!! Não necessariamente MESA para todos. Mas um lugar para ficarem confortáveis!! É muito importante acomodar todos!


7. ESCOLHER O CARDÁPIO BASEADO NO GOSTO DOS NOIVOS


É muito comum os noivos escolherem o que vão servir se baseando nos seus próprios gostos, porém é muito importante pensar que seus convidados podem ter gostos e hábitos diferentes. Um preocupação deve ser servir algumas coisas que vegetarianos/veganos comeriam, por exemplo. É uma gentileza de quem se dispôs a fazer uma festa!


8. NÃO VISITAR OS FORNECEDORES


É inegável que a vida hoje é muito corrida e mais inegável ainda que muitas vezes a gente olha o trabalho das pessoas e quero só saber o preço até mesmo para definir com quem vamos marcar reunião, né? Geralmente o momento de vida da noiva coincide com um outro momento de vida: casa nova! E isso pode fazer com que gente cometa um dos maiores erros na organização do casamento. É muito importante que a gente visite o máximo de fornecedores possível para que possamos ter ideia do que está sendo oferecido no mercado e para que a gente consiga entender o motivo da diferença de preços e até o motivo de preços iguais para trabalhos diferentes. No mundo da fotografia, por exemplo, habilidade técnica de fotografar é obrigação de todo fotógrafo. Cabe aos noivos visitar o máximo possível de profissionais para definirem qual deles acredita nas mesmas coisas que eles, tem os mesmos princípios e valores e terão sensibilidade para se responsabilizar pelas memórias, por exemplo. A tecnologia trouxe uma coisa muito legal nesse tempo atual no qual todos nós temos bons equipamentos e acesso a bons cursos: o diferencial é ser humano. E só percebemos isso visitando as pessoas e conversando.


9. IGNORAR OS 20% EXTRAS DO ORÇAMENTO DEFINIDO PARA O CASAMENTO


Um casamento bem planejado tem um orçamento definido que vai ditar com o que vamos economizar e no que vamos investir um pouco mais. Porém uma dica DE OURO é saber que desse orçamento definido, 20% a mais irá surgir! Se programe para isso! São coisas que vão nos encantando ao longo do planejamento ou até mesmo coisas que não sabíamos que existia ou não eram prioridade e passaram a ser. Parece bobeira para você? Mas são exatamente essas coisas que farão, no final, a gente ter a sensação de que tudo foi perfeito para garantira que não bata aquele arrependimento. Afinal, é péssima a sensação de que gastamos dinheiro a toa naquela blusinha... imagina num casamento! 


10. TENTAR ECONOMIZAR EM TUDO


É muito, muito comum que os noivos pensem que o casamento é simples, que se contentam apenas com isso ou apenas com aquilo. E é aí que mora o perigo. Essa ideia de que praticamente qualquer coisa que não seja cagada (desculpe a expressão) serve acaba gerando uma sede por economizar ao máximo. Já ouviu dizer que o barato sai caro? NÃO DEFINA NADA PELO PREÇO. Não quer dizer dar passos maiores que as pernas, mas visite, converse, questione, negocie preços e formas de pagamento. PREÇO É O QUE VOCÊ PAGA. VALOR É O QUE VOCÊ LEVA.





VOCÊ TEM QUE PREOCUPAR COM SEU CASAMENTO ANTES DO DIA! No dia do seu casamento você precisa apenas VIVER! CURTIR! Fazer valer a pena todo o investimento (de dinheiro, de dedicação, de tempo, de dor de cabeça...). Se planeje, conheça quem você contrata, se conecte com essas pessoas, alinhe seus pensamentos. Compare não só o trabalho, mas a atenção, os VALORES pessoais dos fornecedores. Compre mais do que o que eles vendem. Compre o POR QUE eles vendem o que te oferecem.


Conhecendo esses erros, temos certeza que você vai acertar mais que errar no seu grande dia. E um dia tão planejado merece o registro perfeito, certo? Se você ainda não tem um fotógrafo de casamento para fazer isso tudo para você, faça contato agora com a gente. Vai ser um prazer enorme te mostrar o porquê escolhemos fotografar um momento marcante na vida de todos os casais.





Estamos sempre produzindo conteúdo que ajudam e já ajudaram muitas noivas no planejamento do casamento. Desde dicas valiosas até novidades e diferentes pontos de vista que parecem óbvios.


Se você gostou, cadastre-se em nossa LISTA DE E-MAIL e seja a primeira a ficar sabendo quando um post novo entrar no blog. E, claro, de vez em quando rola uma ação especial só para as noivas da nossa lista ;)


ENTRE PARA NOSSA LISTA DE E-MAIL

* indicates required
/ / ( dd / mm / yyyy )