Imagem capa - 6 FOTOS QUE ME FIZERAM CHORAR FOTOGRAFANDO por Igor Margato e Marcela Rosa
FornecedoresFotografia

6 FOTOS QUE ME FIZERAM CHORAR FOTOGRAFANDO

Tem uma perguntinha que a gente faz pra todo casal no dia da entrega do álbum: "Qual é a sua foto preferida?" A resposta nunca é aquela foto que pensamos, rebolamos, deitamos, pulamos, nos molhamos e ganhamos prêmio. Claro que vale todo esforço para conseguir uma foto mega criativa. Acredito fielmente que a criatividade deve estar presente em todos os momentos. Mas, a resposta pra essa pergunta sempre é feita com o coração. Você pode conferir no nosso Instagram, salvo nos destaques, algumas entregas de álbum com essas respostas!


Selecionamos aqui 6 momentos que nos deixaram com os olhos embaçados com lágrimas de amor sem pensar em composição, apensas sentindo o que o momento significava levando em conta o que conhecíamos da história do casal:





A FOTOGRAFIA NÃO FAZ SENTIDO AGORA


Na foto ao lado poderia ser apenas o reflexo do pai prestes a levar a filha ao altar. Mas olhando além da foto você enxerga um pai, emocionado ao ver a filha que se mudou para os Estados Unidos logo após esse casamento. Uma filha que não conseguia falar sobre sua história sem falar dos pais, do que eles significavam pra ela. Pais que não conseguiam conter e nem faziam questão de conter as lágrimas, o frio na barriga de felicidade e ao mesmo tempo de saudade de quem ainda nem tinha ido embora pra tão longe. Bonito agora. Mas imagine o que essa foto vai significar daqui 40 anos. O sentido da fotografia não está no presente.





SER SIMPLES NÃO É SER SIMPLIFICADO


Definitivamente esse casamento nos trouxe os votos mais emocionantes que já presenciamos. Foram mais de 30 minutos de uma declaração que conseguiu ir de Freud a Tolkien arrancando risos, gargalhadas, lágrimas e soluços de todos - inclusive de nós. Eles chegaram aqui muitos  meses antes e nos disseram "Será uma cerimônia simples, sem festa, apenas para a família mais presente e para os amigos mais próximos". Muita gente pode pensar que isso faria do casamento um evento pequeno. Porém, quanto mais sentido se dá a alguma coisa, mais significativa ele é. Estavam todos de alma presente e coração aberto. Felicidade real em forma de emoção.





A HISTÓRIA DO SEU CASAMENTO NÃO É SÓ SUA


Não sei o que a irmã da Bárbara falou nessa hora. Mas era algo que não podia esperar, tinha que ser dito ali, dentro do carro, minutos antes do casamento começar. Eu assistia tudo de fora, sentindo o coração das duas pulsar pelos abraços que trocaram, os beijos e as lágrimas. Muitas lágrimas. Com toda certeza era um momento particular delas, eu não precisava saber o assunto, só precisava guardar esse momento, essa história. Sei lá quanto tempo sua irmã estava esperando para dizer o que disse, fazer o que fez.  Uma vida toda de escolhas e histórias fizeram Bárbara estar lá, dentro do carro junto de sua irmã, à espera de se casar com Gustavo.




"OS MÉRITOS DO AMOR NÃO ESTÃO NA JUVENTUDE"


Enquanto todos estavam aplaudindo 25 anos de caminhada como casados, os dois se olhavam como se estivessem no altar pela primeira vez. E eu, no oportunidade de estar mais perto deles do que todos os convidados, escutei uma frase que Maurício disse a Adriana. Os méritos do amor não estão na juventude. Faria sentido só pelo contexto de estarem renovando os votos, mas eu sabia que aquela frase possuía muita coisa particular deles. Os filhos, as conquistas, as perdas, as renúncias, as dúvidas... as escolhas. Algum tempo depois entrei em contato com eles porque precisavam saber o quanto essa frase, dita aos cochichos, mudou tudo na minha vida dali pra frente.




PESSOAS CARREGAM HISTÓRIAS QUE A GENTE NÃO FAZ IDEIA


No casamento de Dedéia e Jubs tivemos uma lição com o pai de Jubs. A festa rolava animada, assim como o casal. Absolutamente todos em completa sintonia. Esse pai chegou perto de nós e compartilhou sua felicidade, mas acima de tudo sua GRATIDÃO. Havia passado por alguns problemas de saúde, cirurgia... médicos o proibiram de fazer tudo o que ele estava fazendo na festa, inclusive esse flamejante com seu filho na foto ao lado. Quando cliquei essa foto só conseguia pensar no tamanho da responsabilidade de ter registrado um resumo de tanto sentimento que talvez fosse, até então, medo de não conseguir estar lá.





SONHO QUE SE SONHA JUNTO É REALIDADE


No dia do ensaio de Mayara e Sérgio eu havia acabado de descobrir minha segunda gravidez. Contei a eles que começaram a sonhar com um bebê. Falavam com carinho de quem não estava tocando no assunto pela primeira vez. Tiramos essa foto e brinquei que parecia a espera do "Pedro Vitor". Fizemos a foto sem a mão na barriga, mas guardei essa para enviar quando ela ficasse grávida. Mal sabíamos que ela já estava esperando o Pedro! O casamento foi cheio dos amores. Amor de pais, avós, tios... e eu lá, também barriguda, respirando esse amor desde antes de ser. Acompanhamos sua gravidez, seu pequeno... e hoje eles tem um casal, assim como nós!



PREOCUPE COM A FOTOGRAFIA ANTES DE CONTRATÁ-LA, NÃO DURANTE O CASAMENTO


A história só existe se você clicar. Talvez se essas fotos não existissem, ninguém as contaria, daqui a 50 anos. Você sabe os nomes dos seus tataravós? Quem foram essas pessoas? Os meus eu não sei. Nem meus pais sabem. Meus avós já se foram para contar. Não tenho fotos. É como se não tivessem existido, mas ainda assim fazem parte da minha história. Sua história é um pedacinho da história da humanidade.


Preocupe-se com a fotografia antes de contratá-la (aqui falamos um pouco sobre a importância do fotógrafo de casamento e aqui demos 5 dicas para não se arrepender). No seu dia você deve vivê-lo com toda intensidade que seu coração mandar.


Gostou dessas histórias que nos emocionaram? Aposto que você gostaria de ter uma memória assim também do seu casamento. Se ainda não contratou seu fotógrafo de casamento para garantir esse registro para sua história, faça contato agora com a gente e entenda como construímos essas imagens com tanto significado.